terça-feira, 17 de julho de 2007

Balanço da E3 2007

Pois é, a E3 desse ano não foi nenhuma revolução como tinha sido nos últimos anos. E existem vários motivos para isso. O principal é que a "feira" não é mais uma feira e sim uma convenção. O que isso significa? A nova E3 não é feita mais em um grande pavilhão para receber muitas pessoas, mas sim em vários auditórios separados, com conferências das diversas produtoras. Outro motivo, é que nos últimos anos nós tivemos o lançamento de vários consoles (X360, Wii e PS3) e portáteis (DS e PSP), e neste ano não temos nenhum novo console e portanto nenhuma revolução em termos de hardware. Mas e quanto ao software? Aos games? Quanto a isso temos novidades sim, poucas, mas temos.
Entre as três fabricantes, a que tinha uma maior responsabilidade em apresentar novidades era a Sony. O PS2 ainda está vendendo bem, mas isso vai acabar em pouco tempo já que a nova geração está toda instalada. Por outro lado, o PS3 e o PSP estão vendendo bem menos do que os concorrentes (apesar de possuírem maior poder de processamento...), por isso a Sony precisa correr atrás do prejuízo.
Para começar, a Sony anunciou um corte de preço de US$100 no modelo de 60GB do PS3 e um novo modelo de 80GB que incluirá o jogo MotorStorm. Além disso foi anunciada a nova versão do PSP, 19% mais fino, 33% mais leve, maior duração da bateria e características de vídeo expandidas, o que permitirá ligar o PSP à TV, para jogar e assistir filmes e fotos. Também foram apresentados maiores detalhes sobre a PlayStation Home, um mundo virtual 3D, onde com seu avatar customizado será possível encontrar e interagir com outros jogadores.
Com relação ao PSP, os principais jogos mostrados foram as novas versões de WipEout, Syphon Filter, Final Fantasy Tactics, Silent Hill Origins, Castlevania: Dracula X Chronicles e a tão esperada versão de God of War. Com certeza um grande seleção de jogos. (mas onde está o Gran Turismo???)
Entre os jogos de PS3 anunciados vale destacar: Warhawk, SOCOM, Haze, Call of Duty 4, Assassin's Creed, Resident Evil 5, Burnout Paradise, Guitar Hero III, Rock Band, Metal Gear Solid 4, Heavenly Sword, LittleBigPlanet, Uncharted, Star Wars, Gran Turismo 5 Prologue, Killzone 2, Ratchet & Clank, Lair, Devil May Cry 4, Soulcalibur IV e GTA 4 . Essa é uma boa linha de jogos, mas será suficiente pra derrubar Microsoft e Nintendo??
O Xbox 360 é o console com a maior base instalada entre os consoles de nova geração e é o que possui o melhor serviço online (apesar de parte do serviço ser paga), mas nem por isso a Microsoft ficou parada. Apresentou os jogos Mass Effect, Call of Duty 4, Stranglehold, Guitar Hero III, Beautiful Katamari, Lost Odyssey, Devil May Cry 4, Blue Dragon, Ace Combat 6, Assassin's Creed, Eternal Sonata, BioShock, Star Wars, Two Worlds, Naruto, Project Gotham Racing 4, Too Human, Fable 2, Halo Wars, Lost Odyssey, GTA 4, Resident Evil 5, Soulcalibur IV e o tão esperado Halo 3 (ufa!). Mais vários jogos novos para a Xbox Live, entre eles: Bomberman Live, Sensible World of Soccer, Every Extend Extra Extreme, Super Puzzle Fighter II Turbo Remix e Puzzle Quest. Além disso, anunciou parcerias com estúdios de cinema como Disney e suas subsidiárias. Para terminar também foram anunciados jogos para Windows, como Viva Pinata e Gears of War.
Na minha humilde opinião a conferência da MS foi bem mais impressionante que a da Sony, mas devemos lembrar que a Nintendo está no topo do ranking de vendas, por isso vejamos o que ela apresentou.
A primeira novidade foi a Wii Zapper, um acessório em forma de pistola onde são encaixados o Wii Remote e o Nunchuk. Não parece ser muito ergonômica, o Remote e o Nunchuk separados parece uma solução melhor, mas só testando para ter certeza. A boa notícia é que a Wii Zapper será lançada junto com algum(s) jogo(s) pelo preço de US$20. Quanto à lista de jogos, para o Wii temos Resident Evil Umbrella Chronicles, Ghost Squad, Medal of Honor, Soulcalibur Legends, Dragon Quest Swords, Mario and Sonic at the Olympic Games, Super Smash Bros. Brawl, Metroid Prime 3, Mario Kart (junto com um acessório no formato de volante), Guitar Hero III, No More Heroes, Nights, Final Fantasy CC, Battalion Wars 2, Geometry Wars, Fire Emblem, Manhunt 2, Dragon Blade, Trauma Center NB, de Blob, Endless Ocean, Mario Strikers Charged, Zack & Wiki, Super Mario Galaxy, MySims, Rayman Raving Rabbids 2 e Wii Fit (com uma "base" pra exercícios). E para o DS temos Final Fantasy XII, Final Fantasy CC, Ninja Gaiden, Zelda, Dragon Quest, Brain Age 2, Flash Focus, My Word Coach, My Life Coach, Rune Factory, Contra 4, Mega Man ZX, Geometry Wars, Advance Wars 2, Jam Sessions, Mario Party e MySims. Além disso foi anunciado um novo "canal" chamado Check Mii Out (desfile de Miis), além de WiiWare, onde serão vendidos jogos online inéditos.
A apresentação da Nintendo também não foi muito impressionante, mas eles mostraram três novos acessórios, o que reflete o pensamento de inovação que eles vêm transmitindo desde o lançamento do DS.
Agora, terminado o evento, qual é a conclusão que podemos chegar? Para os hardcore gamers, com certeza a melhor conferência foi a da Microsoft, com muitos títulos de peso, inclusive alguns títulos que antes eram exclusivos para o PS3 agora também estarão no X360. Do lado da Sony, parece que o PS3 ainda vai demorar um pouco para emplacar, os maiores lançamentos exclusivos só sairão em 2008 e os maiores do X360 sairão ainda este ano, inclusive a bomba Halo 3. Ainda do ponto de vista dos hardcore gamers, a Nintendo não demonstrou nada bombástico, provavelmente os melhores títulos serão Metroid Prime 3, Super Mario Galaxy e Super Smash Bros Brawl. Mas a grande vantagem da Nintendo é que ela não se foca somente nos hardcore, mas também com os outros gamers e principalmente em quem não joga videogames. Neste sentido a maior novidade da feira foi o Wii Fit, um game de exercícios e outras atividades utilizando uma base sensível à pressão, que poderá ser utilizada também em jogos de esqui, surfe, skate, etc. Por essa abordagem da Nintendo acredito que ela continuará a vender mais que os concorrentes, principalmente por essa audiência expandida de novos jogadores e pela interatividade que ela permite aos jogos. Quanto ao mercado hardcore, na minha humilde opinião, acho que o melhor console no momento ainda é o X360, apesar dos problemas de hardware que sofrem alguns aparelhos e da queda de preço do PS3. Mesmo porque o preço do PS3 ainda representa quase a soma do X360 e do Wii. Por outro lado, pensando à longo prazo, com o lançamento de Metal Gear 4, Final Fantasy XIII e Gran Turismo 5 (se estes títulos se mantiverem exclusivos), o PS3 pode conseguir se recuperar e talvez até superar o X360. Nesse sentido, o ano de 2008 será decisivo.

Fonte: IGN, Finalboss e E3 Insider.

Nenhum comentário: